| Abadia
Do latim abbatia: mosteiro presidido por um abade ou abadessa. Complexo arquitectónico (dormitório, refeitório, biblioteca, etc.), centrado na igreja abacial.
| Abóbada
Cobertura de alvenaria (pedra ou pedra e tijolo, ligados por argamassa) de recintos, apoiada nas paredes, pilares ou reforços e escoramento. Tem uma forma curva, de acordo com técnicas e estilos: de berço (perfeito ou pleno cintro ou meio canhão, corrido, quebrado, meio-berço, apoiado), de arestas, de quarto de esfera (na ábside), polinervada, etc.
| Absíde
Parte do edifício, de forma semi-circular, poligonal ou de lóbulos, coberta por meia-cúpula ou quarto de esfera, na extremidade da nave central, dominada pelo altar.
| Agnus Dei = Cordeiro de Deus
É o canto da Fracção do pão eucarístico, a qual chegou a dar nome à própria liturgia eucarística. Fórmula retirada do Evangelho de S. João (Jo 1, 29), evocativa do sacrifício do Servo sofredor, segundo a profecia de Isaías (53, 4.6.7). Foi inserido na Missa romana pelo séc. VII. O mesmo nome se dá aos medalhões de cera pura, misturada com a dos restos do círio pascal, que se expunham sobre o altar, no sábado in albis (semana da Páscoa), com a figura do cordeiro e da cruz. Tal uso expandiu-se como devoção a Cristo morto e ressuscitado.
| Alfaias Litúrgicas
Este nome é atribuído, genericamente, aos vasos sagrados, às vestes, aos livros litúrgicos (Missal, Leccionário, Evangeliário, Rituais) e a outros objectos (utensílios) usados nas celebrações litúrgicas (cruz de altar, cruz processional, galhetas, turíbulos e navetas, caldeirinha e hissope, lampadários, etc.). Cfr. Introdução ao Missal Romano, Cap. VI / II a V.
| Altar
A palavra latina altare (altar) vem da raiz altus (elevado). Insinua um movimento, ao menos espiritual: Deus desce e o homem sobe. É símbolo de Cristo. Para os cristãos, Cristo é o altar, o sacerdote e a vítima. Por isso, se privilegia o simbolismo da pedra natural (embora se possam utilizar outros materiais nobres), a que se juntam as outras pedras (vivas: os fiéis) para constituírem um templo santo, a Igreja (daí que ao edifício onde está o altar se chame igreja e não templo). Pode ser fixo ou móvel. O altar fixo é dedicado (consagrado), pela unção e pelo incenso, porque nele se oferece o sacrifício de Cristo, a que se une o sacrifício dos fiéis. E, consequentemente, é também, a Mesa, evidenciada pela toalha que o cobre, donde se alimentam os fiéis do pão da vida eterna. À volta do altar, brilham os círios, evidenciando Cristo, luz das nações. As relíquias dos mártires e dos santos, quando autênticas e de dimensão apreciável, podem ser colocadas debaixo do altar, patenteando a unidade do sacrifício da Cabeça e dos membros. O altar é, por isso, único, como expressão de um simbolismo ímpar que lhe vem da sua dedicação ou bênção.
| Alva
Veste própria dos ministros sagrados, nas celebrações litúrgicas, em forma de túnica branca, habitualmente apertada à cintura pelo cíngulo ou cordão. O apocalipse apresenta os adoradores de Deus, com túnicas brancas e palmas nas mãos, como vencedores (Ap. 3, 4-5; 7, 9. 13-15; 19, 8). Na semana da Páscoa, os baptizados, na Vigília pascal, revestem as albas brancas, sinal da vida nova do ressuscitado que neles resplandece.
| Ambão
O ambão é um pódio elevado, donde se proclama a Palavra de Deus. Este é o sentido original e etimológico (do grego anabaïnein = subir). Daí se proclamam as leituras bíblicas, os salmos e o precónio pascal. Extraordinariamente, admite-se a homilia e a oração universal. Em princípio, deve ser um ambão estável e não uma estante móvel. Antes de ser usado deverá ser benzido.
| Âmbula
Pequeno recipiente para guardar os santos óleos. Pequeno frasco bojudo de gargalo estreito. Do latim ampulla, diminutivo de ampora ou amphora
| Amito
Peça rectangular de linho (pano) branco, com que os ministros ordenados envolvem o pescoço, antes de envergar a alba. Originariamente cobria a cabeça, o pescoço e os ombros (do latim amictus / amicire: envolver), insinuado no gesto de o colocar no pescoço, antes da última reforma litúrgica. Vem caindo em desuso.
| Andor
Padiola com varais, usada para transportar imagens ou relíquias.
| Antipêndio
De ante-pendere, pôr à frente. Parte dianteira do altar, em tecido, couro ou madeira, adornado e, por vezes, preciosamente decorado. Frequentemente, são de dupla face, encaixados e adequados aos tempos e festas litúrgicas. V. Frontal.
| Antropomórfico
Designação aplicada a uma composição que apresenta elementos com forma humana.
| Ara
Altar. Pequena construção de pedra que, na Antiguidade, se colocava no espaço sagrado, ao ar livre, onde era depositada a oferenda. A chamada pedra de ara, rectangular, embutida na mesa, integrada no retábulo, substituiu o antigo altar cristão. A reforma litúrgica do 2º Concílio do Vaticano repôs o altar.
| Arcaz
De arca grande, com gavetões que guardam os paramentos e outras alfaias litúrgicas.
| Arco
Elemento construtivo curvo utilizado na ligação entre dois apoios, pilares ou colunas, ou entre as ombreiras de um vão.
| Atril
Estante de leitura de plano inclinado para a colocação do livro (Antifonário). Pode ser de mesa (estante de altar) ou de pé.
| Auréola
De Áurea (cor de ouro): Pequeno círculo luminoso. Atributo que rodeia a cabeça das imagens sagradas. Outros adereços: resplendor, diadema, coroa.